03 junho, 2013

Visto Parte III - Entrevista no Consulado Americano (SP)

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para recomendá-lo aos seus contatos do Google! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.
Depois da maratona de filas no CASV de São Paulo (leia aqui sobre como é a triagem no CASV) no segundo dia temos a entrevista no Consulado Americano, à hora do nervosismo! Lembrando que a aprovação do visto não da garantia de 100% para a entrada nos EUA, quando você chegar a uma das Alfândegas você será questionado novamente sobre sua estadia no País, daí sim irão te liberar ou não.


HORÁRIO + PERTENCES + GUARDA VOLUME

Minha entrevista estava marcada para as 12:00 horas, devo ter chego uns 40 minutos antes, é o mesmo esquema do CASV, você chega procura seu horário na fila e eles vão te chamando. Você fica um tempo esperando ao “relento”, passe um protetor solar. Não sei quanto tempo ao certo fiquei esperando, pois estava sem relógio e é proibida a entrada de qualquer aparelho eletrônico. Você pode levar bolsa, mais não pode ter nada de eletrônico dentro (na revista tive que voltar porque esqueci somente o fone de ouvido dentro da bolsa).

Como no CASV lá também tem guarda volumes a R$ 10,00, estacionamento para todos os lados caso você vá de carro ou moto. Como fui a pé do Hotel ao Consulado (veja aqui o post sobre o hotel) quando estava chegando perto várias pessoas já começaram a oferecer guarda volume, fui na dica de um dos caras do primeiro estacionamento que era guardar em uma Banca de Revista bem na frente do Consulado, segundo eles era bem confiável e realmente achei. O dono da Banca muito atencioso me ajudou depois a conseguir um taxi por um preço melhor para uma cidade vizinha onde eu encontraria meu pai e voltaria pra Santa Catarina.

Atenção: O consulado segue os feriados Brasileiros e Americanos e até quando eu fiz a minha entrevista NÃO ATENDE AS QUARTAS.  Então lembre que você terá de ir no primeiro dia no CASV e no outro no Consulado por isso agende o CASV para Domingo, Segunda ou Quinta para que você possa ir no dia seguinte no Consulado.


DENTRO DO CONSULADO

Dando o seu horário eles te chamam para dentro do Consulado mais ainda em uma parte “externa” até que a sua turma (de umas 30 pessoas) é chamada e você fica aguardando já em uma área coberta onde também acontecem as entrevistas e a entrega do seu passaporte com mais outro papel.  
Você vai para uma filinha e é direcionado a uma das cabines de entrevista.


ENTREVISTA

Não procurei por fotos ou coisas do gênero antes de ir ao Consulado então não tinha a mínima noção de como seria o “ambiente” da entrevista, mas eu achava na minha cabecinha que era algo mais formal, “fechado”, privado! Nenhuma dessas palavras se encaixam na entrevista para o Visto. Existem várias cabines com vários atendentes que vão te chamando e falando em alto e bom tom com você, algumas cabines os alto falantes são bem altos e você escuta tudo o que perguntam e respondem o coleguinha do lado.

Muita gente (geralmente pessoas que tiraram o visto no processo antigo ou a muito tempo) me diziam que seria difícil eu conseguir ou até mesmo diziam de cara “você não vai conseguir”, devido eu ter 24 anos na época, ser uma idade propicia para quem geralmente vai pra lá para morar e trabalhar, por isso achavam que o meu visto não seria concedido com facilidade.

Levei comigo os seguintes papeis:
- Documentos (CPF, RG, Titulo de Eleitor)
- Folha de pagamento para comprovar a renda
- Carne do curso de inglês que estava cursando e que só acabava depois da Viagem
- Extrato bancário do que já estava guardando para a viagem
- Contrato Social de uma loja na qual sou sócia

Você pode apresentar coisas que te ligam ao Brasil como carne de financiamento de carro, contrato de casa ou financiamento da mesma, comprovante de pagamento Faculdade ou outro curso. Tudo que comprove que você vai retornar, que você tem obrigações aqui.

Não adianta agendar passagem ou hotel, eles não são burros e sabem muitas vezes que isso é só uma jogada para ter o vinculo da volta, até porque no site diz bem claro: NÃO COMPRE NENHUMA PASSAGEM ANTES DE TER SEU VISTO APROVADO EM MÃOS.

Ele te perguntam para onde vai, quanto tempo vai ficar, se vai a passeio, trabalho, se tem algum conhecido lá, qual a sua renda, o que te liga ao Brasil, com o que você trabalha e por ai vai.

Eles não me pediram para mostrar nenhum dos papeis que levei, não sei como são os outros atendentes mais o meu me disse “Não precisa, vamos na conversa”. Creio que o que mais me ajudou na entrevista foi eu ter o vinculo com a loja, por ser sócia, então tenho obrigações aqui. Mas pode ser que tenham sido vários outros fatores, não sei como eles avaliam.

A parte melhor é quando ele te olha e diz: “Seu visto foi aprovado, Boa Viagem Senhora.”

Dentro de uns 20 dias o visto é entregue a domicilio (caso você tenha escolhido essa forma de entrega).

Bom, espero que eu possa ter ajudado você! Deixe seu comentário com elogios, criticas, duvidas ou sugestões.
  • Pesquise o preço das suas passagens aqui
Tenha estas dicas sempre na mão quando precisar, guarde ele no Evernote.

Posts da tag:
Como retirar seu primeiro passaporte
Como tirar seu visto americano (Parte I)
Visto (parte II): experiência no CASV SP
- Visto Parte IV - Hotel, onde ficar

4 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi! Adorei o teu post, vou tirar o visto essa semana, e minha maior dúvida é na hora de pegar o táxi na saída. Como não pode levar celular para ligar pedir táxi, passa bastante táxi perto do CASV e o consulado? Obrigada.

Indianara Collioni disse... [Responder Comentário]

@AnônimoOlá!!! Não se preocupe, tem vários taxis na frente, e se não tiver é só pedir pra alguém que está trabalhando por ali, no guarda-volume, estacionamento para chamarem um taxi!! Bem tranquilo!!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi! Vc falou que seu horário era meio-dia no consulado. Que horas vc saiu de lá? Obrigada

Indianara Collioni disse... [Responder Comentário]

@AnônimoOlá!!! Sai lá pelas 13:30 é bem mas rápido que o CASV.

Postar um comentário

Add This

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...