17 abril, 2013

Por que que sentimos mais fome no inverno?

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para recomendá-lo aos seus contatos do Google! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.

Com esse friozinho o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filme e lógico mastigando alguma coisa. Mas por que será que sentimos mais fome no inverno?

Ocorre o seguinte: com a queda da temperatura externa, nosso corpo tende a diminuir sua temperatura interna. Uma das funções dos alimentos é fornecer energia ao corpo para que ele mantenha essa temperatura que baixou.
Adicionalmente, as baixas temperaturas também trazem uma preferência aos alimentos mais calóricos e que promovem maior saciedade, tais como chocolate, cremes, sopas (muitas vezes calóricas), tortas, bebidas alcoólicas, entre outros. Se a pessoa não tem uma restrição alimentar e nenhum problema de saúde, não faz mal consumir estes alimentos com calorias extras, mas é preciso saber o quanto comer e nada de exageros.
Nas épocas de frio cerca de 80% das pessoas ganham um ou dois quilos. Para não fazer parte deste grupo é necessário disciplina. Também é fundamental gastar o consumido com atividades físicas.
Além disto, a hidratação é de extrema importância neste período. Apesar da maioria das pessoas não sentirem tanta sede como em épocas mais quentes, no inverno nossa perda de líquido pela urina está aumentada, por isso o consumo de água é essencial, além de também prevenir complicações pulmonares, já que a água ajuda a dissolver o muco dos pulmões.
Se você optar por alimentos saudáveis, como frutas, verduras e produtos integrais, e praticar exercício físico, não ganhará peso no inverno e, quando  o verão chegar, seu corpo continuará em forma e sadio.

Marjorie Tonini
Nutricionista, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO CLÍNICA – CRN10 1129

Atendimento:
CONSULMED, São João Batista/SC – (48) 3265 2806 
CLINICA BEM ESTAR, Nova Trento/SC - (48) 3267 1650 

0 comentários:

Postar um comentário

Add This

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...