30 abril, 2013

Como tirar o Visto para EUA (não imigrante - turismo) - PARTE I

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para recomendá-lo aos seus contatos do Google! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.

Depois de estar com seu passaporte em mãos (saiba como tirar seu primeiro passaporte) agora é hora de começar a reunir a papelada para o Visto e ficar nervosa pensando se vai conseguir tirar ou não!


Busque informações, converse com quem já tirou principalmente com quem tirou depois da mudança do sistema que foi em abril de 2012. O meu foi tirado nesse sistema novo.

As informações deste post foram adquiridas com a minha experiência em tirar meu primeiro visto, foi a forma como eu fiz e comecei, meu visto é de não imigrante onde se encaixa o perfil de “turismo”, nos links que vou disponibilizar você encontra várias outras informações. 

·         A aprovação do visto não garante sua entrada nos EUA, lá você passará por mais uma “entrevista” na Alfândega. 

·         Não compre/reserve nada sem antes ter o visto.

Por onde começar:

Escolha a cidade em que você vai tirar seu visto

Existe somente algumas cidades em poucos Estados com Consulado para retirada do Visto Americano: Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Veja qual o melhor local para você, lembrando que terá gastos com passagem, hotel, alimentação + o valor da taxa do visto. Tirei meu visto em São Paulo (sou de Santa Catarina).

Preenchimento do Formulário DS160

O preenchimento do formulárioDS160 é obrigatório, ele é em inglês mais se você colocar  a setinha em cima da escrita é quase tudo traduzido (aparece uma caixinha com a tradução), tenho pouca noção de inglês e achei fácil responder, aqui tem dois posts  de outros blogs que também pode lhe ajudar opção 1 e opção 2.

Há quem contrate “despachantes” para fazer isso e ajudar na documentação, não vejo necessidade alguma desse gasto (pelo que escutei é em torno de R$ 250,00 somente para preencher o formulário e dizer o que você tem que levar).

Para o formulário você vai precisar de uma foto, eu tirei em um estúdio, mas você pode tirar em casa, sem maquiagem, cabelo na frente do olho/sobrancelha com um fundo branco (é só para o formulário, na hora eles irão tirar outra que virá no seu visto).

Reserve um tempo para que você responda com calma e tudo corretamente, você pode ir salvando as informações para caso precise continuar em outro horário, é bom também salvar para não perder o que você já preencheu (levei uns 45 minutos para responder tudo com calma).

Veja aqui qual o tipo de visto você solicitará (essa informação será pedida no formulário) e a taxa a ser paga (em dólar).

Algumas informações antes de preencher o formulário e o link para ele você encontra aqui.

Agende sua entrevista

Você deve entrar neste site e fazer seu cadastro, ir preenchendo os dados até que aparecerá a opção para pagar a taxa (U$ 160,00 para visto de turismo B-2).

Após pagar a taxa você vai conseguir fazer os agendamentos (tive problemas, consegui agendar somente uns dois dias depois, o sistema estava com um problema e não identificava o pagamento da guia, NUNCA PAGUE DUAS VEZES, o pagamento em duplicidade é um prejuízo seu, eles não reembolsam o valor, se tiver alguma duvida entre em contato com eles antes de pagar novamente). 

·         Aquela história de que leva cinco meses para conseguir a entrevista não existe mais, depois de pagar a taxa e isso cair no sistema deles você consegue agendar pra os próximos dias, coisa bem rápida.

Antes em um dia inteiro você fazia tudo, agora com o novo sistema você terá de ficar dois dias na cidade em que solicitará o visto.

No primeiro dia você irá ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). 

·         Confira aqui o post sobre a experiência no CASV.

O segundo dia é destinado à entrevista no Consulado.
  • Confira aqui o post sobre minha Entrevista no Consulado.
Apesar de ir primeiro no CASV pelo que me lembro (pode ser que eu esteja errada, pois não lembro com certeza) o primeiro agendamento a ser feito é o da entrevista no Consulado, que lembrando é no segundo dia.

Quando fui agendar só tinha horário na parte da manhã para a Entrevista e para o CASV somente durante a tarde.

ATENÇÃO: O consulado segue os feriados Brasileiros e Americanos e NÃO ABRE na quarta-feira (vai entender), ou seja, você deve se programar pro CASV na segunda e consulado na terça ou CASV na Quinta e consulado na sexta (CASV abre no domingo, então da pra fazer domingo e segunda).

Escolha seu hotel

Se você tiver algum parente para ficar melhor ainda. Caso contrário, faça como eu que reservei uma diária em um hotel econômico que ficava próximo de tudo.

  • Confira o post sobre o hotel aqui
Vai de carro, ônibus ou avião?

Veja seu meio de transporte, se for ônibus ou avião de um espaço de tempo entre os horários agendados, porque você nunca será atendido na hora (mais detalhes no post  do CASV aqui e do Consulado que virá em breve). Acho um intervalo de umas duas horas depois da sua entrevista bom ou até mais para garantir.

Dica: O meu cartão de crédito (OuroCard – Banco do Brasil) é do tipo que acumula pontos onde posso trocar por várias coisas inclusive passagem aérea. Utilizei os pontos dele e paguei somente a diferença, super compensou!

  • Pesquise o preço das suas passagens aqui
____________________

Ufaa!! Ficou grande isso ne!! E tem muita coisa ainda pra contar, mais detalhes nos próximos posts. Gostou? Deixe seu comentário, se ficar dúvidas também deixe ai. ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Add This

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...