10 abril, 2013

Como retirar o passaporte - Viagem aos EUA

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para recomendá-lo aos seus contatos do Google! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.

Dando continuidade a tag Viagem aos EUA (veja o primeiro post aqui) a questão hoje é: POR ONDE COMEÇO?

PASSAPORTE e VISTO – sem eles nem adianta começar a planejar nada. Eles possuem uma validade longa então não tem que se preocupar se vão vencer logo.

Hoje vamos falar exclusivamente de como retirar seu passaporte. Vou falar sobre o meu caso, primeiro passaporte (passaporte para brasileiros), e as experiências que tive ao retirar ele. Sobre outras informações você pode consultar o site da Polícia Federal que tem tudo bem explicadinho.
Validade do passaporte: Para pessoas acima de 4 anos de idade a validade é de 5 anos.

- Você terá que se deslocar até a cidade mais próxima a sua (ou de fácil acesso pra você), terá de ir um dia para entregar os papeis e tirar foto e outro somente para retirar o passaporte. Por isso sempre confira e re-confira os documentos, se não sua viagem será em vão.

1º - Separar os documentos necessários (documentos originais)Lista de documentos necessários.

Obs.: Sabe aquele ticket de votação que muita gente joga fora (incluindo eu) você precisa dele! Caso não tenha, poderá ir a um Cartório da Justiça Eleitoral ou pelo site (não sei como retirar pelo site, fui até o cartório) e pedir uma declaração de que está quite com suas obrigações eleitorais.

2º - Preencha este formulário solicitando a emissão do passaporte. Depois de preenchido você conseguirá emitir a guia de pagamento, na época (fev/2013) paguei R$ 156,07.

3º - Pague a GRU (guia).

4º - Compareça ao posto escolhido na data agendada.

Prazo de entrega: é de mais ou menos 6 dias úteis, você terá até 90 dias para retira-lo caso contrário será descartado e você terá de fazer tudo novamente. 

Está tendo problemas? Não tem horário disponível para agendamento ou só tem data para daqui um mês ou mais.

Em Janeiro/2013 consegui agendar a entrega dos documentos para 22 de Fevereiro/2013, um prazo de espera maior que um mês. O que eu aconselho é que você agende para o dia mais próximo que conseguir, mesmo que ele esteja longe e depois sim, tente re-agendar para uma data mais próxima (pelo menos o seu dia está garantido e uma hora ele chega).

O PULO DO GATO: é um inferno conseguir uma data próxima para a entrega dos papeis, porém existe um “truque” para você conseguir. Segundo informações que recebi o sistema da PF atualiza a cada 15 minutos, então você deve ficar com persistência na frente do computador tentando re-agendar até conseguir uma data próxima. Fiquei três dias direto, tentava entre meio dia e uma e meia da tarde. Abria a tela para re-agendar, escolhia o local, via as datas disponíveis em azul, atualizando a página frequentemente, atualizando, atualizando, até que no terceiro dia consegui agendar para o dia seguinte. Isso mesmo abriu vaga para o dia seguinte. Você deve ser rápido, isso esgota em poucos minutos.

  • Pesquise o preço das suas passagens aqui

Bom, sobre o passaporte seria isso, caso eu lembre de mais algum detalhe interessante faço uma atualização no post. Caso tenham alguma dúvida e eu possa ajudar estarei à disposição!! Conto com o feedback de vocês para saber se estão ou não gostando dos posts!! Beijão, até o proximo! 

0 comentários:

Postar um comentário

Add This

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...