31 agosto, 2012

Dicas para uma boa alimentação

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Em comemoração ao dia do Nutricionista abrimos uma série de alguns post sobre alimentação, dicas e outros para ter uma vida mais saudável!! 
Vamos contar com a ajuda da Nutricionista Marjorie Tonini, que é a "minha nutricionista"... Estou a dois meses mais ou menos cuidando, ou tentando cuidar rsrs porque é difícil hein, trabalhando para ganhar uns quilinhos, não estou conseguindo levar tudo a risca ainda mais os hábitos que mudei já noto meu corpo melhor! Vale a pena se dedicar.

"Há um ditado indiano que diz: “Você é aquilo que você come”. Sendo assim, por que as pessoas ainda mantêm o lamentável hábito de alimentar-se de forma equivocada?

É graças à alimentação que nos tornamos pessoas mais saudáveis, dispostas e felizes. Quando realizada de maneira correta, leva a uma harmonia entre os alimentos e o estilo de vida das pessoas que os consomem. Entretanto, para desfrutar de boa saúde e bem estar, é preciso se adaptar a hábitos alimentares controlados.

Primeiramente tenha um cardápio variado: frutas, verduras, alimentos integrais, carnes, leite e derivados, entre outros. Quanto mais colorido seu prato, mais nutritivo, deixando assim o nosso corpo em bom funcionamento. 

Suas refeições precisam ter horários estabelecidos, procure se alimentar várias vezes ao dia em pequenas porções. A norma que vale é a seguinte: nunca fique mais de 4 horas sem se alimentar. Entre o café da manhã, o almoço e o jantar - faça pequenos lanches, escolhendo alimentos que caibam na bolsa ou mochila e que estejam sempre em mãos na correria do dia-a-dia.

Não fique de jejum ao acordar em hipótese alguma, essa medida é radical e tira toda a importância que o café da manhã assume em nossas vidas. Por isso, é preciso fornecer combustível ao organismo até no máximo uma hora depois de despertar. Isso evita a hipoglicemia, condição em que a pessoa sente fraqueza, tonturas e tem até dificuldade para se concentrar devido às baixas quantidades de açúcar no sangue.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Comer correndo dificulta a digestão porque muito do sangue que normalmente flui para o estômago e intestinos durante a digestão é desviada para os músculos.

Ingira em média 2L ou 8 copos de líquido durante o dia (água, chás e sucos naturais sem açúcar). Isso faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas.

Consuma no máximo 150mL de líquidos durante as refeições principais, preferindo os citados acima. Quando ingerimos maior quantidade, ocorre à diluição do suco gástrico com a modificação do pH local fazendo com que sua digestão fique comprometida. Elimine frituras e outros produtos com alta taxa de gordura.

Não coloque sua saúde em risco elaborando uma dieta maluca. Alimentar-se de maneira correta é menos complicado quando as pessoas se dão conta do valor inestimável que uma alimentação equilibrada pode apresentar em suas vidas. Portanto, apesar do apressado cotidiano que levam, é preciso ter tempo para escolher os alimentos ideais, além de acrescentar alguns minutos para cada refeição do dia. Certamente o ditado indiano fará sentido a partir de então!"

Marjorie Tonini
Nutricionista, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO CLÍNICA – CRN10 1129

Atendimento:
CONSULMED, São João Batista/SC – (48) 3265 2806 
CLINICA BEM ESTAR, Nova Trento/SC - (48) 3267 1650

Tenha essas dicas rapidamente na sua mão, guarde elas Evernote.

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